terça-feira, 7 de março de 2017

Câmara: membros das comissões são eleitos e oposição faz críticas

Primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores foi marcada pela eleição dos membros das comissões permanentes e pelos primeiros ataques ao governo de Aldo Gondim. A oposição, pequena numericamente, promete barulho.

Após o período de recesso e a folga carnavalesca, finalmente os vereadores de Caetité voltaram a atuar nas suas funções legislativas na noite do dia 6 de março de 2017. Logo de início procedeu-se à indicação dos líderes e depois à escolha dos membros das comissões efetivas (cada uma tem três integrantes: um presidente, o vice e um relator – ordem que seguimos abaixo), que ficaram assim compostas, respeitando a maioria de dois terços das hostes governistas:
Comissão de Constituição, Justiça e Redação: Nem de Dácio, Deyvison e Cláudio Ladeia.
Comissão de Finanças, Orçamento e Contas Públicas: Mário Rebouças, João do Povo e João do Anguá.
Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Saúde: Marcílio, Zacarias e Dé Axé.
Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos: Moacir, Jairo e Cura.

Houve um breve impasse pois o vereador Cura que, embora seja oposição não integrou a coligação dos demais, declarou querer fazer parte da Comissão de Educação; diante da iminência de ter de realizar uma votação o dilema foi resolvido quando o líder da bancada de oposição, Julão, retirou seu nome que foi então ocupado pelo líder da minoria.

Antes haviam sido indicados pelo prefeito o líder do governo e também o de bancada, ficando as funções respectivamente ocupadas por Mário Rebouças e Nem de Dácio.

O prefeito encaminhou projeto de lei que o autoriza a celebrar convênios, e pediu a retirada de pauta de outro projeto que havia sido encaminhado pela gestão anterior. Foi então lida a moção de pesar feita pelo vereador Cláudio Ladeia pela morte de Rômulo Aguiar Souza, que foi subscrita por todos os demais edis, e aprovada à unanimidade.

As indicações protocoladas foram todas elas feitas pelo vereador Cláudio, de oposição – que foram para a construção de muro no rio que passa atrás da rua Ambrozino José dos Santos, o escoamento de águas da rua Vereador João Gumes e a reconstrução da ponte de ferro que liga o povoado do Juazeiro, em Caetité, ao de São Timóteo, em Livramento; descumprindo a regra de apresentar as indicações até a sexta-feira anterior, o vereador Álvaro também fez de momento indicações que, com a condição de excepcionalidade, foram aceitas pelo presidente da sessão.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité enviou um ofício para que os vereadores participem de protesto contra a PEC 287, de reforma da previdência social.

Nos discursos, a oposição fez suas cobranças

Após o fim do “pequeno expediente”, foi a hora dos vereadores usarem da tribuna. Apesar da intenção do prefeito de que a oposição tenha uma boa relação com sua administração, o que se viu foram duras cobranças, feitas sobretudo pelos irmãos Cláudio e Julão, e também por Cura Lemos.

Prometendo “ficar de olho” nas ações da nova gestão, os oposicionistas criticaram valores de licitações e a área da saúde; as defesas das acusações ficaram a cargo de Marcílio Teixeira, que lembrou a experiência da secretária Cynthia, e de Mário Rebouças, que ressaltou as dificuldades que as várias instâncias de governo pelo Brasil enfrentam, citando o caso do Rio de Janeiro.

Menos tempo para os discursos

Uma questão ficou urgente, com o aumento do número de vereadores: a redução do tempo de cada um na tribuna. A primeira sessão ordinária terminou mais de onze horas da noite, o que é desgastante, na opinião geral. Esta questão, porém, ficou de ser resolvida mais adiante.

Momento do impasse com a candidatura de Cura para a Comissão de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário